segunda-feira, 19 de maio de 2008

Reflexão sobre notícia


Notícia do jornal “Público” do dia 18/12/2007

Realço esta notícia não só por se relacionar com o tema do nosso projecto, como também pelo impacto que o desembarque clandestino e a posterior expulsão destes imigrantes teve na comunicação social.

É importante salientar que este tipo de desembarque clandestino de imigrantes marroquinos tem muito maior incidência no país vizinho, no entanto Portugal mostra assim que não está imune a este tipo de fenómeno.

Quanto à afirmação do ministro da administração interna, Rui Pereira, se por um lado é verdade que o nosso país, como a maioria dos nossos parceiros europeus, tem uma política que aceita a imigração legal é também um facto inegável que o fenómeno da imigração ilegal tem vindo a crescer, colocando aos países democráticos uma questão dificil de resolver: a escolha entre aceitar este tipo de pessoas e abrir assim um precedente perigoso para a chegada de mais gente ou enviá-los de volta aos países de origem para uma vida miserável da qual querem fugir a qualquer custo,inclusivamente pondo em risco a própria vida. Esta questão, para a qual não conseguimos encontrar resposta, é talvez um dos grandes problemas que se põem à sociedade ocidental contemporânea, da qual Portugal faz parte.

Sem comentários: