segunda-feira, 19 de maio de 2008

Vantagens e desvantagens da imigração

Em relação ao fenómeno da imigração, é facilmente perceptível que ele acarreta vantagens e desvantagens para o nosso país.
As vantagens da imigração verificam-se quando falamos de imigração legalizada. A imigração, a curto e a médio prazo, constitui uma solução para a diminuição da taxa de natalidade e para o envelhecimento da população, podendo assim ser a única forma de assegurar o equilíbrio da segurança social. Além disso, a necessidade de mão-de-obra em determinados sectores da economia não é compensada pelo mercado de trabalho interno sendo precisa a vinda de imigrantes. Esta necessidade de mão-de-obra verifica-se em todo o tipo de ocupações desde os trabalhadores ditos indiferenciados até aos quadros altamente qualificados. Neste sentido, a imigração representa também uma vantagem para a nossa
economia na medida em que poderá minorar um dos seus piores problemas: a baixa qualificação da sua mão de obra e consequente falta de produtividade. A entrada de milhares de imigrantes da Europa de Leste com níveis de qualificação muito acima da nossa média representa uma oportunidade se o país tiver capacidade para os integrar na sociedade. Desta maneira, a imigração pode-se revelar crucial para satisfazer as necessidades do mercado laboral, e a um nível mais lato, pode contribuir decisivamente para o crescimento económico.
As vantagens da imigração podem e devem ser potenciadas através de uma abordagem global, equilibrada e integradora que abranja todas as dimensões do fenómeno migratório. É, portanto, necessária uma política imigratória consistente.
Já no que concerne às desvantagens da imigração, o principal aspecto que nos ocorre é o aumento da criminalidade quase sempre ligado à imigração ilegal e à exclusão social. O problema é tanto mais notório quando pensamos no caso de muitos imigrantes que chegam ao nosso país através de redes de imigração ilegal e que uma vez aqui chegados não conseguem emprego estável e a respectiva legalização. Estes aspectos estão ligados a um conjunto de problemas mais vastos como as redes de tráfico humano, ligadas às máfias dos países de leste,
brasileiras, etc, nomeadamente para a prostituição, trabalho ilegal, etc. Estas redes cobram aos imigrantes elevadas somas de dinheiro e estes acabam por ficar “presos” a estas máfias, à sua mercê, incapazes de saldar a divida. Este problema está ligado ainda ao aumento da criminalidade, uma vez que muitos destes imigrantes vitimas de subemprego, trabalhos ilegais, desemprego, vão habitar zonas degradadas nos suburbios das cidades onde acabam por, muitos deles, se juntar em gangs que espalham o terror através da prática de crimes que vão desde o pequeno furto até ao crime violento, com assaltos à mao armada, assassinatos, etc. engrossando o número de criminosos e de mendigos, contribuindo para a insegurança no país.
Concluindo, constatamos que a vinda de imigrantes para o nosso país possui mais pontos a favor do que contra, desde que apoiada por uma rigorosa e equilibrada política de imigração.



A imigração constitui uma solução para a evolução demográfica?

Os fluxos duradouros de imigrantes durante os próximos anos podem ajudar a cobrir as necessidades actuais e futuras dos mercados de trabalho europeus, mas recorrer à imigração para compensar totalmente os efeitos do envelhecimento demográfico não é uma solução realista.
Com efeito, a população imigrante também envelhece, o que culminará numa situação semelhante à que conhecemos actualmente. Por outro lado, na perspectiva da coesão social, qualquer aumento maciço da imigração tornaria consideravelmente mais grave o problema da integração.
Por conseguinte, será essencial que se consigam gerir as pressões.


Sem comentários: